-
Anuncie: (41) 99774-0190
Rafael Greca participou da celebração dos 97 anos do arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto
No último dia 11, os 97 anos de vida do arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, foram celebrados em uma solenidade no Seminário Diocesano São José, no bairro Orleans. O evento foi marcado por uma série de homenagens e contou com a presença do prefeito Rafael Greca, que destacou a importância do legado de Dom Pedro Fedalto para a comunidade curitibana e ressaltou sua dedicação incansável à cidade e à fé.
O prefeito disse que entre os grandes feitos do homenageado está a vinda do Papa João Paulo II, em 5 de julho de 1980, que atraiu a Curitiba uma multidão de fiéis de vários lugares do Brasil. Greca lembrou também que o arcebispo emérito foi padrinho de seu casamento com Margarita Sansone, em 1992. “Ele é um exemplo de amor a Curitiba.
No ano passado recebeu nossa homenagem com a Ordem da Luz dos Pinhais. Ele nos honrou sendo o nosso arcebispo”, destacou Greca. O prefeito ainda homenageou os estudantes que recebem a luz do conhecimento todos os dias.
RECONHECIMENTO PELA TRAJETÓRIA
O Padre Osmair José Prestes agradeceu a presença de todos e iniciou as celebrações. Funcionários e alunos do Colégio Arquidiocesano também prestaram homenagens ao Arcebispo emérito, que recebeu de presente uma placa comemorativa, alusiva à data.
Os alunos Marlon Ryan de Oliveira e Lorena de Lima Lauris falaram em nome dos seminaristas e estudantes, enaltecendo a trajetória de Dom Pedro Fedalto, como um modelo de inspiração a ser seguido e agradeceram a presença do prefeito Rafael Greca. O Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, também homenageou a trajetória de Dom Pedro Fedalto. “É jovem quem é capaz de se manter alegre até quando a velhice parece dominar o corpo. Eis aqui um grande jovem, parabéns”, celebrou Dom Peruzzo. Ao final, todos cantaram parabéns ao homenageado, que agradeceu o carinho e relembrou que há 83 anos ele iniciava sua missão como aluno no Colégio Arquidiocesano, onde estudou por sete anos. “Eu sou o que sou pela graça de Deus e é uma alegria ver todos vocês aqui. Hoje que também é celebrado o Dia do Estudante, que a luz do conhecimento ilumine o caminho de nós todos”, declarou Dom Pedro Fedalto.
MISSÃO DE FÉ
De nacionalidade brasileira e ascendência italiana, Pedro Fedalto nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo. O religioso foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de Dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971. Dom Pedro Fedalto tem um legado impressionante ao longo de seus 33 anos de episcopado. Entre suas realizações estão a criação de 74 novas paróquias, a ordenação de 74 padres diocesanos, além de acolher congregações femininas e masculinas e contribuir para a construção de 47 igrejas em toda a cidade.
O evento de comemoração dos 97 anos de Dom Pedro Fedalto não apenas celebrou sua vida e obra notáveis, mas também refletiu a profunda conexão entre a fé, a comunidade e os líderes locais.
CONVIDADOS PRESENTES
Também participaram da homenagem o assessor do prefeito, José Dirceu de Matos; o reitor do Seminário São José, Padre Osmair José Prestes; o diretor Espiritual do Seminário São José, Monsenhor Francisco Fabris; o diretor do Colégio Arquidiocesano de Curitiba, Rodrigo Marchiori; o Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori; e o promotor vocacional Padre João Marcos Polak.