Presidente da ACP Camilo Turmina recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Curitiba, entregou nesta segunda-feira (12), ao presidente da Associação Comercial do Paraná – ACP o título de Cidadão Honorário da capital paranaense.

A proposição de entrega do título ao empresário foi iniciativa do vereador Professor Euler, em seu discurso, a importância das ações de Turmina frente a entidade nos últimos anos e como empresário.

“Ter a honra de conceder o título de Cidadão Honorário de Curitiba é, para mim, algo muito especial porque não é algo que se dá para qualquer pessoa. Este é um título que se entrega para pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da nossa cidade. Pessoas oriundas de outras cidades, mas que engrandeceram o nome de Curitiba”, disse o vereador.

Ele leu a justificativa do projeto de Lei nº 16.100/2022 que cedeu a honraria ao presidente da ACP e reconheceu sua atuação em prol do desenvolvimento da cidade. “O Camilo participa de forma muito engajada do projeto de despichação de nossa cidade, é uma pessoa que tem uma preocupação muito grande com tudo o que acontece em especial com o centro. Foi também dele a ideia da minha proposta de Lei de transformar a Rua XV na primeira rua inteligente de Curitiba, um projeto que tramita hoje na Câmara Municipal de Curitiba e que tenho certeza de que será aprovado. Também foi um dos maiores defensores do projeto de Lei que flexibiliza o horário do comércio de Curitiba, uma proposta que foi amplamente discutida aqui e que, apesar de ter muita gente a favor e contra, no infringir dos ovos tem grande potencial para recuperar a economia da nossa cidade, possibilitando que mais pessoas possam ser contratadas”, destacou.

Emocionado, o presidente da entidade agradeceu o recebimento da honraria e lembrou de quando chegou a capital para fazer faculdade. “Foi uma enorme alegria quando alguns amigos de Marechal Cândido Rondon me convidaram para vir fazer faculdade em Curitiba, quando eu ainda nem tinha ideia do que era faculdade e do que isso significava. Penei muito, precisei estudar muito e até mesmo fazer mais alguns semestres de algumas disciplinas. Com o tempo fui convidado a fazer parte do Rotary Clube e depois da Maçonaria e pratico desde então seus ensinamentos todos os dias”, disse.

“Nós aprendemos que é preciso trabalhar com confiança, ter pessoas de confiança por perto e hoje sei que tanto na minha loja como na ACP temos colaboradores de confiança, pessoas que vestem mesmo a camisa. Nós somos essa força do poder produtivo, do empreendedorismo, da livre iniciativa e do associativismo que é tão importante para a cidade. Por isso, hoje essa honraria e alegria com o meu time. Sintam-se todos homenageados também”, reforçou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, lembrou do início da parceria entre a casa e a ACP e o significado do título de Cidadão Honorário de Curitiba. “Em 2021 nós tivemos na ACP com a proposta de aproximar a Câmara Municipal das pessoas e das entidades e fomos abraçados pela gestão de Camilo Turmina. Foi quando iniciamos uma parceria, vários projetos já andaram e foram aprovados graças a essa parceria e proximidade que construímos, o que espero que continue nas próximas gestões e dizer que hoje. Com essa lei sancionada, que também foi assinada pelo prefeito Rafael Greca, torna Camilo um cidadão curitibano e, ao fazer isso, é uma forma da cidade falar muito obrigado por tudo o que você fez em Curitiba, mas temos a certeza de que com este título a sua responsabilidade e compromisso aumenta”, disse.

Além do presidente da Câmara, do vereador professor Euler e do homenageado da noite, também fizeram parte da Mesa da Sessão Solene de Entrega de Título de Cidadão Honorário o presidente eleito da ACP (gestão 2023 – 2026), Antonio Gilberto Deggerone, o Sócio Benemérito e vice-presidente de Patrimônio da ACP, Carlos Gusso, o ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Curitiba, José Carlos Tristão, o presidente do Rotary Clube Curitiba Leste e dirigente da Loja Maçônica Concórdia, Marcos Langer, o presidente do Sindicato dos Joalheiros e da Associação dos Joalheiros, Julio dos Reis Rangel, e o vice-presidente da Fecomércio do Paraná, Edenir Zandoná Junior.

Compartilhe este artigo!