Prefeitura de Pinhais lança programa Saúde em Sua Casa

Com atendimentos iniciados no mês de outubro, o programa prevê cuidados e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar aos pacientes

A atenção primária à saúde de Pinhais iniciou uma nova frente de atendimento no mês de outubro, o programa Saúde em Sua Casa, lançado oficialmente em evento realizado na última terça-feira, 29 de novembro, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Na ocasião, a equipe multidisciplinar da atenção domiciliar foi apresentada, bem como os detalhes do programa que neste primeiro mês de implementação tem 30 pacientes em acompanhamento. Entre os presentes a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a secretária de Saúde Adriane Carvalho, vereadores, secretários municipais, equipe da atenção primária e demais setores da Semsa. 

A secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, explica que a atenção domiciliar é uma extensão da atenção primária à saúde.“ Inicialmente nós pensamos na atenção primária tendo como referência a unidade básica com a Estratégia de Saúde da Família, entretanto, a cada nova equipe implantada a gente via outra demanda que é o atendimento domiciliar, assim surgiu o programa Saúde em Sua Casa, que também se caracteriza como mais um avanço na área da saúde, previsto em Plano de Governo”, destaca. 

O programa Saúde em Sua Casa prevê o atendimento a pacientes que estão incapacitados de se locomover até a unidade de saúde, temporariamente ou permanentemente, sem preconizar idade e patologia, e sim a condição em que o paciente se encontra. “Nós temos atrelado ao programa as nossas equipes de agentes comunitários de saúde que já fazem essa identificação, muitas outras demandas vêm direto do pós-alta, principalmente de internamento, ou de demandas que já estamos acompanhando. Então, gradativamente as equipes da atenção primária estão fazendo esse levantamento, vinculando esse paciente a essa primeira avaliação da equipe do atendimento domiciliar, e inclusão no programa”, detalha a secretária. 

Outro fator destacado em relação à atenção domiciliar é que requer uma participação ativa da família e dos profissionais envolvidos, para atender as pessoas que estão incapacitadas de se locomoverem aos serviços de saúde. Uma vez que o programa não se trata de um serviço home care, sendo o principal objetivo capacitar a família/cuidador para a assistência dos cuidados de forma humanizada em domicílio. “O que temos priorizado é a capacitação do familiar, deste cuidador, porque na prática sabemos que essa é uma demanda, em função do agravamento da condição de saúde, às vezes num estágio terminal da doença, então facilita também ter esse olhar para quem está com esses pacientes no dia a dia”, relata Adriane.  

Equipe multidisciplinar e atendimento humanizado

O programa conta com uma equipe exclusiva, atrelada à demanda da estratégia de saúde da família. “É uma equipe multidisciplinar, então é o profissional médico, enfermeiro, o técnico de enfermagem, nós temos também o fisioterapeuta, as assistentes sociais, e o apoio das equipes da nutrição, por conta das dietas especiais, para que possamos promover todo cuidado necessário”, explica a secretária. 

Para a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a ação da Secretaria de Saúde atende uma premissa da Prefeitura de Pinhais que é o atendimento humanizado. “Esse é um dos itens do Plano de Governo que mais me enche de esperança e de ternura, porque é o atendimento mais humanizado, é cuidado naquele momento em que as pessoas mais precisam. Alguém que não pode se deslocar, receber uma equipe médica em sua casa, isso tem humanização, tem muito amor envolvido. Quero agradecer muito a equipe de Saúde, por essa articulação, por esse avanço. É a melhoria da saúde básica da nossa população, então fico muito feliz enquanto prefeita, pois nossa saúde precisa ser cada vez mais humanizada”, declara a prefeita. 

O atendimento se dá de acordo com a avaliação profissional, dependendo das condições clínicas do usuário, condições e habilidades do cuidador, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal. Também faz parte do programa atendimentos às pessoas em situação de rua, em locais fixos de permanência ou no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). 

No evento de lançamento estiveram presentes ainda, do Legislativo Municipal os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Fabrício Sousa, Jane Carteira; os secretários municipais José Luis Xavier Pedroza (Finanças), Andrea Franceschini (Educação), Rosangela Batista da Silva Duarte (Assistência Social); e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Eduardo de Azevedo Vieira. 

Compartilhe este artigo!