-
Anuncie: (41) 99774-0190
Ney Leprevost vota a favor de pedido de urgência na tramitação de projeto em benefício da comunidade autista do Brasil
O deputado federal Ney Leprevost votou a favor do requerimento de urgência para o Projeto de Lei 11147/18, que inclui o “Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista” (TEA) nas placas de sinalização de prioridade em estabelecimentos públicos, de transportes e repartições estatais.
A proposta, de autoria da deputada Clarissa Garotinho (União) e outros sete deputados, poderá ser votada nas próximas sessões do Plenário.
Como secretário de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná , Ney Leprevost trabalhou muito para tirar do papel a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), o documento garante prioridade no atendimento nos serviços públicos, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O Transtorno do Espectro Autista é uma característica no desenvolvimento do cérebro, que atinge a comunicação, interação social e comportamento. As causas de sua origem não são claras como em outros distúrbios de desenvolvimento. As pessoas com TEA podem ser afetadas com diferentes intensidades.
Atualmente são diagnosticados mais de cento e cinquenta mil casos de autismo por ano.
De acordo com o projeto de lei, o Símbolo Mundial do Autismo deve ser incluído nas placas de atendimento prioritário, pois um dos sintomas do autismo é a imensa irritabilidade involuntária em filas, provocando diversas reações comportamentais desagradáveis para o próprio indivíduo com autismo e para quem está próximo.