Piraquara 132 anos

Piraquara completou no último dia 29, 132 anos de emancipação política, renovada e com obras históricas nos últimos anos

No dia 29 de janeiro, Piraquara completou 132 anos de idade. O município que possui um dos maiores potenciais hídricos do Paraná e que guarda as nascentes do Iguaçu, completa mais um ano de história sem solenidades ou eventos, cancelados pela Prefeitura Municipal devido ao agravamento da pandemia, com aumento de casos devido à nova cepa omicron.

Localizada em uma posição geográfica privilegiada e diferenciada, a 22 quilômetros de Curitiba, Piraquara constitui o maior manancial de abastecimento público do Paraná, responsável por fornecer água para grande parte da população da Capital e região. O município abriga as Barragens Piraquara I e II e do Iraí, que fazem parte do sistema integrado de abastecimento de água e garantem o fornecimento para milhões de habitantes.

Devido a toda sua riqueza hídrica e à enorme quantidade de nascentes que possui, Piraquara tem aproximadamente 90% do território decretado como área de manancial, o que limita o desenvolvimento industrial do município e obriga a administração pública a buscar outros meios para geração de receita.

Uma das alternativas encontradas é o desenvolvimento e a exploração do turismo sustentável. No município existem diversos empreendimentos turísticos, como o Parque da Aguas Jacob Simião, o maior espaço de lazer do município, inaugurado em abril de 2016, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, também inaugurado em 2016, entre outros atrativos arquitetônicos, históricos, naturais e culturais; produtores agroartesanais; haras; pousadas; restaurantes e pesque-pagues. Destaque para a Agroindústria – Villa do Colono, Área do Carvalho, Morro do Canal e Mananciais da Serra, entre outras opções turísticas.

Outra obra de que chamamos histórica, está a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. Em uma ampla estrutura com mais de 1000m2, a unidade ampliou o atendimento de urgência e emergência da população. O novo prédio público foi denominado “Armando Neme Filho”, em homenagem ao ex vice-prefeito e atuante agente público do município.

Na parte de infraestrutura, por meio do maior Programa de Pavimentação da história de Piraquara, a cidade mudou de cara nos últimos anos. Grandes obras como a revitalização completa do Centro, duplicação da Rua Pastor Adolfo Weidmann, no Guarituba, além da execução de 100% de asfalto nos bairros Jardim Santa Mônica, Jardim Primavera e Recanto das águas marcam essa grande mudança.

O ex-prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, comandou a partir de 2013 a realização destas obras e fala sobre os obstáculos, dificuldades e vitórias. “Foi um trabalho de construção, em todos os sentidos. Pegamos uma cidade arrasada, endividada, com uma Administração Pública precária e ultrapassada. A partir dai trabalhamos no saneamento das contas públicas e modernização da gestão, o que nos possibilitou partirmos para a execução desses grandes projetos que mudaram Piraquara nos últimos anos”, relembra.

Em 2020, Marquinhos concluiu os dois mandatos com aprovação de mais de 80% da população, segundo levantamento divulgado na época pelo instituto Paraná Pesquisas, passando o bastão para o então Vice-Prefeito e sucessor, Professor Josimar Fróes. “Assumimos esse grande desafio de não só dar continuidade ao que foi feito pelo ex-prefeito Marquinhos, mas fazer ainda mais por Piraquara. Nossa missão é manter a cidade no ritmo de desenvolvimento e no protagonismo que assumiu nos últimos anos”, explica o atual o prefeito.

Em 2021, Fróes deu continuidade a obras que estavam em andamento e ainda iniciou novas frentes na Vila Franca, Planta Santa Catarina, Vila Chaune, além das revitalizações das praças da Vila Fuck e Planta Deodoro, por exemplo. Na área da saúde, teve a desafiadora missão de conduzir a vacinação contra Covid-19 que foi um dos destaques no Estado, ampliou os leitos da UPA, inaugurou o primeiro Centro de Reabilitação Pós-Covid da RMC e ainda criou os mutirões de consultas e exames especializados.

Atuou para retomada da economia com a implantação do Escritório de Compras Públicas, além de parceria com o SEBRAE, CIEE e SENAC.

O município também focou no turismo para geração de receita e renda, incentivando e dando apoio para as feiras locais que se organizaram. Lançou o Inventário Turístico mapeando os atrativos e empreendimentos locais, instalou o Letreiro Turístico e ainda expôs Piraquara para o mundo durante exposição no Aeroporto Afonso Pena. Ações que colocaram a cidade em evidência atraindo visitantes e possíveis investidores na área.

Ainda teve o retorno das aulas presenciais, onde Piraquara criou materiais pedagógicos próprios e padrões, levando em conta todas as características do município, para atender os alunos que ainda permaneceram em casa.

Ampliação do atendimento da Assistência Social, ações do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no cuidado e preservação da cidade, além da retomada das ações de Cultura, Esporte e Lazer que tinham sido afetadas com a pandemia.

Enfim, Piraquara comemora os 132 anos em um momento de desenvolvimento que não pode parar. A população agradece!

Compartilhe este artigo!