PRESENÇA DAS IRMÃS PASSIONISTAS NO MUNDO E SUA MISSÃO NA IGREJA

A Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, foi fundada em Florença, na Itália, no dia 17 de março de 1815 pela Marquesa Maria Madalena Frescobaldi Capponi, Inspirando-se na espiritualidade de São Paulo da Cruz, fundador da Família Passionista e nosso “Pai espiritual”, Maria Madalena transmitiu-nos o carisma que nos identifica na Igreja de: “viver, testemunhar e promover a memória da paixão de Cristo e das dores de Maria”.

O novo Instituto nasce com o objetivo de reeducar jovens e mulheres prostituídas, para que recuperadas, pudessem voltar à vida digna na sociedade. Na vivência do Carisma Passionista, buscamos encarnar as disposições íntimas de Cristo Crucificado que se manifestam, sobretudo, nas atitudes de perdão, de misericórdia, de ternura e de amor incondicional aos irmãos. E nos compromete a viver em espírito de reparação, de intercessão e de ação de graças.

A nossa missão concretiza-se em diversas formas de serviço educativopastoral, conforme as necessidades das pessoas e das realidades socioculturais e religiosas.

MISSÃO DAS IRMÃS PASSIONISTAS NA IGREJA

Nossa missão se fundamenta na memória da Paixão de Jesus. É uma missão educativa, com particular atenção às mulheres, aos jovens e às crianças exploradas e marcadas por diversas formas de violência.

O legado que Maria Madalena e as primeiras Irmãs nos deixaram nos chama a continuar na história de hoje, entre povos e culturas aos quais somos enviadas, o anúncio da Paixão de Cristo, maior e maravilhosa obra do amor do Pai, e nos faz instrumentos de misericórdia para os pequenos, os pobres, as jovens marginalizadas e feridas pelo pecado.

Em virtude dessa visão profética, compartilhamos com a Igreja o desejo de proclamar a Boa Nova do Reino aos irmãos próximos e distantes. Pela nossa missão particular, acreditamos que a diaconia educacional é o caminho privilegiado para a evangelização: evangelizamos educando e educamos evangelizando.

Somos chamadas a expressar a plenitude de nosso ministério feminino empenhando-nos a humanizar-nos e humanizar o mundo através dos valores do Evangelho, a proteção e a promoção da vida, construção de pontes de reconciliação e de diálogo.

Como mulheres doadas a Deus e à humanidade, acreditamos que a nossa vida tem sentido na medida em que se torna serviço, através da educação formal e informal, da promoção da mulher, da catequese, da pastoral da saúde, do diálogo intercultural e inter-religioso, da promoção da justiça e da paz, do cuidado pela Casa Comum, da missão ad gentes nas periferias do mundo.

Const. 1830. Expressamos essa missão em diversas atividades ao redor do mundo.

QUAIS SÃO NOSSAS ATIVIDADES?
– Casas de passagem para crianças em situação de risco
– Centros de acolhida e acompanhamento de mães e mulheres marginalizadas
– Educação formal
– Pastoral paroquial e diocesana
– Centros de acolhida para idosos e pessoas com deficiência
– Centros de promoção humana e social de imigrantes e marginalizados
– Centros de espiritualidade
Estamos convictas de que a nossa educação e ação evangelizadora, em
qualquer forma que se expressa, torna-se um sinal da misericórdia e da
esperança que brota em abundância a partir da cruz e da ressurreição de
Jesus.

ONDE SOMOS PRESENTES?
Estamos presentes em 5 continentes
1. NA Europa: – Bélgica – Bulgária- França – Itália – Polônia- Portugal – Espanha
2. Na AMÉRICA: – Brasil – Canadá – Colômbia- Cuba – Equador – Panamá – Paraguai – Peru – Estados unidos.
3. Na ÁFRICA: – República democrática do Congo- Costa do Marfim – Quênia – Tanzânia- Burkina Faso- Nigéria.
4. Na Ásia: – Coreia do Sul – Índia – Indonésia- Papua Nova Guiné
5. Na Oceania: Austrália


Irmã Anastasie Mukulu Fweteti, CP

Compartilhe este artigo!