O que é Intolerância?

Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.

O absurdo assassinato do aniversariante Marcelo Arruda, Guarda Municipal, quando em sua festa particular, junto à seus convidados na cidade de Foz do Iguaçu, retrata bem o termo. Possivelmente por não concordar com a ideologia do aniversariante, seu algoz, não mediu esforços em tentar impor seu descontentamento e, armado, matou.

Num sentido politico e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar “discordar pacificamente”.

A emoção é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa. vejam as cenas lamentáveis no ultimo clássico entre Santos e Corinthians, atos de selvageria, de desamor, de intolerância. Outro exemplo de intolerância absurda, a guerra na Europa, onde por ego e poder, matase.

Estamos na iminência do ato cívico mais genuíno e importante da nossa história, da nossa democracia, o direito de escolher nossos representes, sim, aqueles que por nossa vontade, administrarão nosso país, nossa pátria, e aí? Você se sente seguro em externar sua opinião, seu pensamento? Está preparado pra aceitar a opinião alheia? Será necessário muita tranquilidade, exercício de reflexão e cidadania, não devemos agir por impulso, a razão terá que prevalecer, ou teremos dias muito difíceis, eu diria, muito mais insanos que os de hoje.

Compartilhe este artigo!