Uma Mulher excepcional, na História da Congregação das Irmãs Passionistas…

Maria Madalena Frescobaldi Capponi, é a fundadora da Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, instituída em Florença, no ano de 1815. Seu nome e sua fama estão ligados, sobretudo, a uma obra que marcou a sua época e que continua hoje a conquistar e dar esperança a tantas realidades marcadas pelo sofrimento e pela violência. Impressionada pela situação de marginalização física, psicológica e espiritual de jovens caídas na exploração da prostituição, movida pelo Espírito, Mª Madalena colocou-se inteiramente à disposição das jovens para ajuda- las a reconquistar a própria dignidade de filhas amadas pelo Pai e salvas por Jesus Cristo Crucificado.

Ao redor de sua obra, houve os mais contrastantes posicionamentos: desconfiança, incredulidade, humilhações, gozação… estima, apreço, surpresa, admiração…

Ela encontrou difamadores e colaboradores: pessoas que julgavam uma loucura pensar que uma mulher de rua pudesse voltar a uma vida digna. Outras, além de apoiar a sua iniciativa, colocaram-se ao lado dela, partilhando o mesmo ideal: “reconduzir as almas ao coração amoroso de Cristo”.

A obra de Maria Madalena, radicada na viva e grata memória da Paixão de Cristo e das Dores de Nossa Senhora, fundamentada no compromisso fraterno de todos os membros da comunidade “reunida pela misericórdia do Senhor”, é um desafio para os nossos dias. O anúncio da salvação integral é dirigido a toda pessoa, mas de modo especial àqueles que mais sofrem a injustiça, a violência, a opressão dos poderosos. Maria Madalena é testemunha de como o amor recíproco, em nome de Cristo, pode converter-se em meio de salvação e de humanização da pessoa. As Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz, herdeiras do Carisma de Maria Madalena, e nas pegadas de São Paulo da Cruz, colocam-se na encruzilhada da história para serem, com ela, testemunhas de misericórdia e de esperança. Fazemos votos que o conhecimento e o exemplo, desta figura de mulher audaz e corajosa, possam atrair muitos e muitas jovens que queiram Seguir Jesus Cristo na Vida Passionista, servir a vida em todas as suas expressões e acreditar que as pessoas, mesmo nos casos aparentemente impossíveis, possuem sempre recursos latentes sobre os quais se podem apoiar para que a esperança renasça. Um Carisma a Serviço da Vida e da Esperança! “Vocês não têm apenas uma história gloriosa para recordar e contar, mas uma grande história para construir”. Ailda Brudéck Klüppell CP.

Compartilhe este artigo!