Minha experiência na Bolívia: uma missão divina e transformadora!

Sou Ir. Ystenilde Fabrícia Malheiro Figueiredo, de uma família de três filhos, do interior da Bahia. Há 16 anos, sou Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz.

Tudo começou assim na minha experiência missionária: eu tinha 26 anos e já tinha 04 anos de profissão dos votos religiosos, os quais muito alegres vivendo em uma Comunidade Educativa em Brasília, quando recebi uma proposta jamais sonhada, esperada ou almejada por mim. Como religiosa só queria fazer o bem, mas nunca pensei ou desejei um lugar específico. “Deixa tua terra teu mundo, preciso de ti, vem abandona tua casa, te quero falar, abençoarei uma grande nação, vai logo profetizar, eu preciso do seu amor!” (Edmilson Aparecido)

Era universitária, ainda faltavam dois semestres para concluir a faculdade, porém, a proposta veio para começar a pensar e organizar a “casa”, A terra prometida era a Bolívia, deveria estar lá no começo de 2009, com uma previsão de tempo de mais ou menos 5 anos na missão.

Jamais tinha pensado em uma missão Ad Gentes, ainda mais que a minha mãe estava concluindo um tratamento de câncer, não tinha certeza se realmente estava curada…

Um tempo muito difícil, mas aquela proposta deveria ser de Deus, e se realmente fosse, Ele cuidaria do resto, e foi com esta convicção que me coloquei à disposição, acreditando na Providência Divina, porém, com certa insegurança. Respondi como Jeremias: “Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois sou apenas um jovem”. Replicou, porém, o Senhor: Não digas: “Sou apenas um jovem”. E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me a boca. E assim me falou: “Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios.”(Jr 1, 6-7ª.9b.)

A principal atividade naquela realidade era a Educação formal, mais uma oportunidade de experimentar e doar a vida a serviço da Comunidade Educativa, desta vez diferente daquela de Brasília, na qual fazemos a experiência de ser donas da Escola e de zelar pelo bom nome daquilo que é nosso. Na Bolívia a posição era outra, funcionária, é isso mesmo, a escola era um colégio de Convênio com Hombres Nuevos, onde o Governo assumia uma parte e os pais assumiam a outra parte.

Uma coisa era igual, o carisma, a identidade, o ar que se respirava naquela escola era uma verdadeira unidade do Projeto Educativo de Hombres Nuevos, com o Projeto Educativo Passionista, a conexão existente entre os dois projetos fazia com que o Colégio fosse de referência em toda a Rede Educativa, composta por 12 colégios e também na região.

Agradeço profundamente a Deus por todo o bem realizado em minha vida e a Congregação pela confiança e pela possibilidade de viver esta experiência tão linda e tão significativa.

Você que é jovem e busca a resposta de Deus em sua vida, tenha coragem de se arriscar, Deus continua chamando, faça a sua experiência de encontro com o Deus da vida, tenha coragem de entregar a sua vida ao Amor que por primeiro nos amou. “Vem e segue-me! “

Para você que já descobriu a sua vocação no matrimônio ou que decidiu viver como leigo a serviço da vida, você também pode ser Passionista na Comunidade Leiga, isto é, beber da espiritualidade e do Carisma de Maria Madalena Frescobaldi Capponi.


Leia mais sobre nós, conheça-nos através das redes sociais. Site – https://www.passioniste.org/ Facebook – https://www.facebook.com/irmaspassionistas/ Venha ser Passionista você também! 

Compartilhe este artigo!