Tudo posso Naquele que me fortalece 25 anos de uma Vida Consagrada a Deus

Tive a graça de ser alcançada por Jesus Cristo e Dele fazer meu ideal de vida.

“GRATIDÃO A DEUS, À MINHA FAMÍLIA E À CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS PASSIONISTAS DE SÃO PAULO DA CRUZ”.

CRUZ”. Em 25 de janeiro de 1995, tive a alegria de me consagrar na Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. Portanto, completo 25 anos de vida consagrada, ou seja, desde que tive a graça de ser alcançada por Jesus e Dele fazer meu ideal de vida. Tornar-me uma irmã Passionista foi minha resposta de amor a Deus, por ter me chamado e me confiado tão bela missão.

Ao celebrar 25 anos, agradeço a Deus por tantas maravilhas realizadas em minha vida e na missão em Seu Reino. Desses 25 anos, vividos com intensidade em diversas missões, como Morretes, Piraquara, São Paulo, Curitiba, Jandaia do Sul, Cascavel, Colombo.

A CADA DIA SE CONSTRÓI O FUTURO

Fazer memória de uma caminhada é reviver momentos da vida e ao mesmo tempo, deixar alguns pelos caminhos no esquecimento. A minha resposta ao chamado é uma semente boa que está dando frutos, graças ao criador da messe que pouco a pouco nos torna melhores e prepara a terra. O chamado é dele e na sua infinita misericórdia fui me abrindo às suas graças eficazes, de modo especial no serviço de evangelização na catequese e no grupo de jovens da comunidade Nossa Senhora Aparecida – Paróquia São José das Palmeiras. Comunidade pequena Linha Aparecida (Sta Helena) que reza, apoia e se alegra com as vocações! Fruto disso que temos hoje 3 VOCAÇÕES à Vida Consagrada. A sensibilização pela causa dos pobres e mais necessitado foi algo forte que senti nestas pastorais e a partir daí cresceu o meu interesse entregar a vida a Deus em prol do outro. E outra coisa que me chamou muita a atenção foram as missões que as Irmãs e Padres Passionistas realizaram na Paróquia. O Distintivo Passionista e a forma como falavam da Paixão de Cristo e os Crucificados foi algo que marcou outra coisa que me chamava atenção é a simplicidade e alegria em atender os destinatários da missão. E aos 18 anos recebi o convite de Ir. Gisela (Irmã Passionista) para participar de um encontro vocacional. Sentia fortemente que a mão de Deus estava sobre mim e no caminho de discernimento vocacional.

Sou grata pela ajuda de Irmã Gisela e Eunice e posteriormente na etapa da formação demais Irmãs que me acompanharam e orientaram. Ressalto, que no inicio tive muitas duvidas, medos. Incertezas.., mas, tudo se resolve com muita oração e perseverança. Na descoberta do amor de Deus fui me sentindo cada vez mais envolvida no seguimento e determinada, me deixei guiar pelo seu amor e também por todos que me acompanhavam. Ainda hoje sou grata por tantas graças derramadas durante estes anos. Não posso deixar de agradecer a minha família sanguínea, pelo que sou e pela inserção na fé e educação que me deram. Foi com eles que aprendi a sensibilidade com a natureza, zelo pelo cultivo de flores, hortaliças… enfim o cuidado com a casa comum. Posso dizer com convicção: ¨eu posso até ter saído da terra, porém a terra nunca saiu de mim¨. Agradeço as Irmãs Passionistas, que me acolheram e acolhem com tanto carinho e me proporcionam tantas oportunidades para a minha formação integral. E como afirma nossa fundadora, Maria Madalena Frescobaldi Capponni: “ Somos chamadas a formar um só coração, uma só alma e uma só vontade na caridade reciproca e nos recorda que se formos unidas seremos felizes.

Passando um pouco a trajetória da minha vida religiosa consagrada no convento, percebo as mudanças ocorridas nestes 31anos que saí de minha casa e 25 anos de consagração, que parece que foi ontem: , exercendo vários trabalhos pastorais, educacionais, formação de jovens para a Vida Consagrada, SAV, missões populares, Evangelização, catequese, formação, missões, celebrações, vida de comunidade, etc. Uma vida de doação que me ensina abrir os horizontes para aprender com o outro e nesta ciranda, crescer em direção ao amado de minha vida. E fico a refletir com o salmista do salmo 08 que diz: ”Quem é o homem Senhor para dele vos tratastes e cuidastes com tanto carinho”.

Convido a você a rezar por mim, pela minha perseverança, e peço a Deus que suscite muitas jovens que se deixem envolver pelas maravilhas do Amor Deus e venha fazer parte conosco nesta obra. Tudo a Jesus por Maria”

Atualmente resido no Centro de Educação Infantil Passionista João Paulo II em Cascavel.

Irmã Silvani Maria Kraemer Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz

Compartilhe este artigo!