Van der Graaf Generator (Parte II)

Nos dois últimos anos de colégio, formou sua primeira banda, The Hex, fortemente influenciada pelos Beatles e pelo Who. Em 1967, Hammill foi trabalhar como programador de computador, na IBM de Londres, durante seis meses. Na mesma época, intensificou seu trabalho de escrita, produzindo grande parte das letras que viriam no primeiro LP do Van der Graaf, bem como no seu primeiro LP solo.

Findo o estágio na IBM, e desinteressado dele, foi estudar na Universidade de Manchester. De acordo com uma singela biografia que me foi fornecida pelo próprio Hammil, por carta, foi aceito na universidade num curso extra-curricular, para estudos liberais em ciência (não sei o que quis dizer com isso). Em Manchester, conheceu o baterista Chris Judge Smith, e o organista Nick Pearne, com quem fundou o Van der Graaf Generator. O nome foi escolhido por Smith, que tinha o hábito de ficar bolando esquisitices. (A quem interessar possa, Robert Van de Graaff foi o cientista que inventou um acelerador eletrostático de partículas, muito utilizado em pesquisas de Física Nuclear. Ele morreu em 1967, quando a banda nascia. Não se sabe os motivos que levaram aqueles músicos a homenageá- lo).

O Van der Graaf em forma de trio só realizou um compacto, lançado pela Polydor britânica, e contendo as músicas “Firebrand’ e “People You Are Going To” (essa última foi regravada no LP “Nadir’s Big Chance”, de Hammill). Como acontece com muitos artistas, o compacto não trouxe o resultado esperado em termos de vendas.

A próxima nota histórica, registra que Smith e Hammill deixaram Manchester, e formaram, em abril de 1968, um conjunto chamado Heebalob, que esteve perto de lançar um disco. Além dos dois, estavam Hugh Banton (órgão), e David jackson (sax e flauta). Essa formação se manteve até junho de 1968. Logo depois, Smith desistiu, e foi substituído por Guy Evans. Com o nome VDGG retomado, e com um baixista, Keith Ellis, prosseguiram por quase um ano adiante, realizando apresentações locais.

Em 1969, tudo levava a crer que a banda não sobreviveria. Peter pensava até em gravar um LP solo. Entretanto, depois de uma conversa com os colegas, retomou a equipe. Foi então que gravaram o LP “Aerosol Grey Machine”, com Hammill (vocal e guitarra), Hugh Banton (órgão), Keith Ellis (baixo), Guy Evans (bateria) e um tal Jeff (flauta), (penso que seja o pseudônimo de alguém, talvez até de David Jackson).

Nesse trabalho inicial, Hammill dá uma amostra de suas predileções místicas.

Em fins de 1969, já existe uma nova etiqueta discográfica, a Charisma, francamente propensa a dar muito apoio ao crescente rock progressista. Um dos seus primeiros contratados foi o VDGG, que já havia admitido novos elementos. No lugar de Ellis entrou Nic Potter. Nos sopros estava David Jackson. Em dezembro do mesmo ano, o quinteto gravou o primeiro item de um fantástico trinômio: “The Least We Can Do”. A partir desta época, Banton, que já havia trabalhado como engenheiro assistente na BBC e possuía grande conhecimento de eletrônica, passou a dar importante contribuição ao som do Van Der Graaf ao acoplar pedais de efeitos interconectados e fazer modificações na saída de áudio de seus órgãos que resultavam em timbres pesados como as letras de Hammill pediam.

Em função de uma sensível evolução em matéria de sons e textos, a imprensa europeia inicia a rotulá- los como “Dark Sound Band” (“Banda Do Som Tenebroso”). Aproveitando a energia, gravam em seguida “H To He”, que é lançado em meados de 1970.

A grande faixa desse LP é “Pioneers Over c” (c é a denominação científica da velocidade da luz). Embora tenham exagerado na conceituação (“Pioneiros Acima Da Velocidade Da Luz”).

Durante as gravações de “H To He”, Nic Potter deixou o conjunto. Suas funções são preenchidas por Hugh Banton, que faz uma boa parte dos baixos em pedais. Um convidado ilustre dá sua contribuição na faixa “The Emperor In His War Room”: é Robert Fripp, do King Crimson. Em “Pawn Hearts”, o terceiro item do trinômio (e a “nona sinfonia” do rock progressivo), Fripp é o guitarrista oficial, com créditos na capa do LP, sem destaques especiais.

Continua na próxima edição


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de carga do Brasil.

Compartilhe este artigo!