Nossa Piraquara sobre rodas

No trânsito, temos três tipos principais de erros que são classificados como modalidades de culpa, são eles: imprudência, negligência e imperícia.

Exemplos de cada um deles. 

A imprudência ocorre quando o condutor tem consciência do que é certo e, mesmo assim, escolhe o incorreto, precipitadamente e, sem cautela.

Por vezes, o condutor pode até agir, mas toma uma atitude adversa do esperado. Passar no sinal vermelho, frear em aquaplanagens e furar preferenciais, são alguns exemplos.

A negligência ocorre quando o condutor age com indiferença ou falta de atenção, ou seja, deixa de fazer a sua obrigação e tem falta de cuidado, muitas vezes, propositalmente. Exemplos mais comuns: falta de manutenção no veículo e conduzir com pneus gastos.

Já a imperícia ocorre quando o condutor não possui habilidade ou conhecimento técnico o suficiente para realizar certa atividade.

Exemplos mais comuns, não conseguir sair de uma situação de perigo e demorar realizar manobras, como a baliza.

Aliados ao exemplos mencionado acima, ainda temos a falta de educação e particularmente em nossa cidade ouso dizer que não sabemos dirigir, ou não conhecemos o código de transito, não sabemos o que e uma preferencial, não sabemos o que e uma rotatória, travessias elevadas, faixa de pedestre, lombadas, sentido único de direção, faixa continua, entre muitas outras regras e, o pior, a insensatez, muitas vezes sabemos tudo isso e mesmo assim executamos tudo de forma contraria ao que a regra determina, Em uma cidade maravilhosa como a nossa, as autoridades competentes tem o dever de tomar uma providencia emergencial, seja uma campanha educativa ou pesadas multas, assim aprendemos.

Compartilhe este artigo!