James Newell Osterberg (parte II)

Após a contratação de James Williamson como guitarrista, eles saíram atrás de baixista e baterista, após não ficarem satisfeitos com nenhum músico durante inúmeras audições, Iggy e Bowie decidiram reunir os Stooges chamando os irmãos Asheton para Londres. Dave Alexander nessa época estava afundado no alcoolismo, o qual acabou o levando à morte em 1975.

Ron Asheton contrariado assumiu o baixo e deixou a guitarra para James Williamson. As gravações geraram o disco “Raw Power”. Depois de seu lançamento, Scott Thurston foi adicionado à banda tocando teclado, e Bowie continuou com o suporte à banda, mas os problemas de Iggy com as drogas persistiram. O último show do Stooges acabou em uma briga entre a banda e um grupo de motoqueiros, documentado no álbum “Metallic K.O.”. O abuso de drogas acabou paralisando novamente a carreira de Iggy por mais alguns anos.

Depois da segunda separação do Stooges, Iggy fez algumas gravações com James Williamson, mas o lançamento dessas gravações foi feito somente em 1977 no álbum “Kill City”(creditado à Iggy Pop & James Williamson). Iggy não conseguia largar as drogas, chegou a se internar em um manicômio para tentar uma reabilitação. David Bowie foi um de seus visitantes, e continuou a ajudar seu amigo e colaborador, inclusive existem rumores de que Bowie contrabandeava cocaína para entregar à Iggy. Em 1976, Iggy acompanhou Bowie na turnê de “Station to Station”. Esta foi a primeira exposição de Iggy a uma turnê profissional em grande escala, ele ficou impressionado, particularmente com a quantidade de trabalho de Bowie.

Os dois se mudaram para Berlin para se livrar dos vícios. Iggy Pop assinou um contrato com a RCA Records e Bowie ajudou a escrever e produzir os álbuns “The Idiot” e “Lust for Life” durante o ano de 1977. Os dois mais aclamados discos solo da carreira de Iggy, o último com outro time de irmãos, Hunt e Tony Sales, filhos do comediante Soupy Sales. Dentre as músicas que Bowie escreveu com Iggy estão “China girl”, “Tonight” e “Sister midnight” (que foi gravada em seu álbum “Lodger” com letras diferentes sob o nome “Red money”). Nos shows David Bowie tocava teclado ao lado de Iggy Pop, algumas gravações podem ser ouvidas no disco “TV Eye” de 1978. Como troca, Iggy contribuiu fazendo backing vocal no disco “Low” de David Bowie.

Insatisfeito com a RCA, admitindo inclusive que o disco ao vivo “TV Eye” foi uma maneira rápida de se livrar do contrato de três discos, Iggy mudou para a Arista Records. Por esse selo ele lançou “New Values” em 1979. Esse álbum era algo como uma nova reunião do Stooges, contando com a produção de James Williamson e Scott Thurston tocando guitarra e teclado. Apesar de venerado pelos fãs, este álbum que conta com duas músicas com algum reconhecimento (“Five foot one” e “I’m Bored”) não teve muito sucesso comercial.

O disco ficou mais famoso na Austrália e Nova Zelândia, o que levou Iggy a fazer sua primeira visita à Oceania. Enquanto estava em Melbourne, fez uma aparição memorável no programa de televisão “Countdown”. Durante a sua performance anárquica de “I’m bored”, Iggy não fez a mínima questão de fingir que estava dublando uma gravação e até mesmo tentou agarrar garotas adolescentes na plataia. Essa sua apresentação lhe rendeu uma ótima popularidade com os punks australianos, e desde então suas turnês sempre passam pela Austrália.

Durante as gravações de “Soldier” (1980), Iggy e James Williamson brigaram, James foi demitido aparentemente porque queria um tipo de som parecido com o que Phil Spector fazia em suas produções. Bowie aparece no disco fazendo backing vocals na música “Play it Safe”. Esse disco e seu sucessor “Party” de 1981 foram fracassos comerciais, e Iggy foi largado pela Arista. Seu vício com as drogas havia diminuído, mas ainda persistia. Em 1980, Iggy publicou sua autobiografia “I Need More”, co-escrita por Anne Weher, uma artista de Ann Arbor. O livro inclui uma seleção de fotografias em preto e branco e tem o prefácio escrito por Andy Warhol.

Em 1982 lançou o disco “Zombie Birdhouse” pelo selo Animal Records de Chris Stein, sob a produção do próprio Stein. Esse trabalho não teve mais sucesso que seus discos da Arista, mas novamente, em 1983 a sorte de Iggy mudou quando David Bowie gravou um cover “China Girl” para o disco “Let’s Dance”. Como o nome de Iggy estava nos créditos da música acabou recebendo royalties pelo sucesso.


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de carga do Brasil.

Compartilhe este artigo!