James Newell Osterberg (parte I)

‘Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg (Muskegon, 21 de abril de 1947), é um músico de rock dos Estados Unidos, além de ator ocasional.

Em meados dos anos 60, ele tocou bateria num grupo de garotos da sua escola, The Iguanas. O nome artístico, aliás, surgiu devido o nome da primeira música da banda colegial. Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (que foi demitido após o segundo álbum, abrindo vaga para James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos. Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo.

Em 1977, recebeu a ajuda de seu amigo David Bowie para produzir seus dois primeiros álbuns solo: The Idiot, em março, e Lust for Life, em setembro. O primeiro disco incluiu a música “China Girl”, que mais tarde seria sucesso na voz de Bowie no álbum Let’s Dance, de 1983.

Na infância, Iggy Pop era um garoto tímido e introvertido. Seu pai, Miguel, era professor de inglês em uma escola de segundo grau e treinador do time de baseball da escola Fordson (Dearborn, Michigan). Iggy foi criado em um camping para trailers em Ypsilanti, Michigan. Possui ascendência inglesa e irlandesa por parte de pai e norueguesa e dinamarquesa por parte de mãe. Seu pai foi adotado por uma família sueco americana e acabou ficando com o sobrenome Österberg.

Iggy começou sua carreira musical como baterista em diversas bandas de escola em Ann Arbor, Michigan. Uma das bandas era chamada “The Iguanas”, foi de onde tirou parte de seu nome artístico “Iggy”. Depois de tocar em bandas locais de blues como The Prime Movers (com os irmãos Dan e Michael Erlewine), ele entrou para a Universidade de Michigan e se mudou para Chicago para aprender mais sobre Blues. Durante sua estadia na cidade, tocou bateria como free lancer para diversas bandas locais com a ajuda de Sam Lay (na época baterista da Paul Butterfield Band) que compartilhou suas amizades com Iggy.

Inspirado pelos shows de blues que presenciou durante sua visita a Chicago e por bandas como The Sonics, MC5 e The Doors, ele formou a banda The Stooges, que tinha como integrantes Iggy nos vocais, Dave Alexander no baixo e os irmãos Ron Asheton na guitarra e Scott Asheton na bateria.

A principal influência para as performances de Iggy Pop no palco surgiu quando ele presenciou um show do The Doors em 1967 na Universidade de Michigan e ficou atônito com as palhaçadas e o antagonismo do cantor Jim Morrison. O comportamento extremo de Morrison no palco inspirou o jovem Iggy a ir além dos limites enquanto tocava.[ 4] Iggy Pop é creditado como sendo o criador ou popularizador do stage dive, ato que fez pela primeira vez durante um show em Detroit. Seu comportamento no palco ainda incluía rolar sobre cacos de vidro, baixar as calças para o público e esfregar pedaços de carne ou manteiga de amendoim no peito.

Em 1968, um ano antes de lançar seu primeiro álbum, a banda assinou um contrato com a Elektra Records ao mesmo tempo que sua banda irmã MC5 fazia uma parceria com a gravadora. A banda de maior sucesso da gravadora na época era justamente o The Doors. Antes de assinar o contrato, Iggy fez um telefonema para Moe Howard (integrante do grupo de comédia televisiva Three Stooges) para perguntar se teria algum problema dele chamar sua banda de “The Stooges”, Moe respondeu simplesmente “I don’t care what they call themselves, as long as they’re not the Three Stooges!” (traduzido livremente como: “Não me importa como eles se chamam, desde que não sejam os Três Patetas!”) e desligou o telefone.

O primeiro disco da banda chamado “The Stooges” de 1969, foi produzido por John Cale do Velvet Underground e tinha na capa a identificação de Iggy como “Iggy Stooge”. Segundo algumas fontes, metade das músicas do álbum foram compostas na noite anterior às sessões de gravação. O disco teve vendas pobres e quase nenhum sucesso comercial.

Em 1970, a banda lançou seu segundo disco, “Fun House”, seguindo o mesmo marasmo comercial do primeiro disco, contava com mais um integrante, Steve Mackay tocando saxofone em algumas faixas como “1970”, “Funhouse” e “L.A. Blues”. Pouco tempo depois a banda se separou devido ao vício de Iggy em heroína.

Em 1971, Iggy conheceu David Bowie no clube Max’s Kansas City em Nova York. Sua carreira ganhou um impulso a partir de seu relacionamento com Bowie, que levou Iggy e Lou Reed para Londres no ano seguinte (1972), com a pretensão de lançar carreiras solo dos dois pelo seu selo Mainman.


Compilado e editado por Jairo Martins de Oliveira sob o patrocinio de olivashop.com.br, os melhores carrinhos de carga do Brasil

Compartilhe este artigo!